Voltar

Qual concreto escolher para sua obra em 2023? Confira este blog e descubra

Ano novo, obra nova. Agora é hora de construir e, por mais que você tenha lido e se informado, a dúvida sobre qual material deve ser escolhido em cada etapa da obra está sempre presente. Com o concreto não é diferente.

Pensando nisso, nós aqui da JOFEGE – especialistas no assunto – separamos algumas dicas e orientações valiosas que vão te ajudar nesse processo. Continue acompanhando esse blog e não erre na hora H. Vamos lá?

Mas afinal, o que é o concreto?

O concreto é o elemento mais usado na construção civil e está presente em praticamente todas as obras. Segundo a definição da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o concreto é uma mistura homogênea de cimento, agregados miúdos e graúdos com ou sem a incorporação de componentes minoritários, que desenvolve suas propriedades pelo endurecimento da pasta de cimento. 

Desta forma, de acordo com tipos de materiais e quantidade, temos um leque muito variado de tipos de concretos que podem ser utilizados em construções. O que se diferencia são os métodos de aplicações, o custo, a resistência entre outros fatores. 

Quais são os tipos de concreto disponíveis no mercado?

Para cada espécie de trabalho é necessário um tipo diferente de concreto. Além disso, o ambiente que este material será instalado também influenciará na determinação e escolha do produto. Veja abaixo cada um deles com mais detalhes:

Concreto pesado

Ideal para instalações submetidas à radiação, hospitais e usinas nucleares. Esse concreto é muito utilizado na construção de câmaras de raios-x ou gama e ambientes que lidam com energia atômica. Neste caso, os agregados químicos, provenientes do minério de ferro,  ajudam na proteção contra a radiação.

Concreto bombeado

Neste caso, os locais ideais de aplicação são as construções de grande porte, como edifícios e prédios em geral. A bomba de concreto é um equipamento destinado a impulsionar o concreto usado na construção civil, como complemento às atividades de uma betoneira. A utilização do bombeamento proporciona maior rapidez de execução da concretagem, maior volume concretado, maiores alturas e distâncias.

Concreto leve

Você precisa encher lajes, ou elaborar elementos de vedação e regularização de piso? Então o material ideal é o concreto leve. Ele é utilizado para a redução de peso das estruturas, além de ser um importante isolante térmico e acústico.

Concreto colorido

As fachadas, painéis arquitetônicos, pilares, pisos, muros e até obras de arte também merecem um material especial. Para isso temos o concreto colorido. Este material proporciona um melhor efeito, uma vez que possui cores uniformes e duráveis que dispensam o uso de pintura e/ou revestimentos. 

Concreto autoadensável

O concreto auto adensável possui grande variedade de aplicações e é obtido pela ação de aditivos superplastificantes, que proporcionam maior facilidade de bombeamento, excelente homogeneidade, resistência e durabilidade. Este material é ideal para fundações, peças delgadas, lajes e pisos, vigas, fôrmas em alto relevo, peças com alta densidade de armadura e fachadas com concreto aparente.

É sempre importante lembrar: a escolha do concreto certo vai impactar diretamente no custo e, principalmente, no resultado da sua obra. Na dúvida, conte sempre com a JOFEGE e tenha sucesso em sua empreitada.